Formato do Concurso
Formato do Concurso Internacional de Bailado para Jovens Solistas
O concurso Internacional de Bailado para Jovens Solistas está dividido em 2 estilos e 4 etapas distintas:
Estilos: Ballet Clássico e Estilo Livre
1º – Seleção por filmagem
Nesta etapa é enviado à organização um vídeo do candidato a executar uma variação dentro do estilo a que propõe concorrer (no caso de concorrer nos dois estilos o candidato deve enviar um vídeo para cada estilo).
2º – Semifinal
Na semifinal os candidatos apresentam a/s sua/s variação/ões em palco ao Júri e respetivo publico.
Para a fase seguinte, o número de vagas corresponde a cerca de 30% do número de candidatos em cada escalão e estilo na semifinal.
Para transitar para a fase seguinte é tida em conta única e exclusivamente a média das notas dos jurados (com base na avaliação técnica e artística do candidato).
3º – Aula de técnica de Ballet Clássico
Anunciados os finalistas de Ballet Clássico, estes terão duas aulas de Ballet Clássico, com o objetivo de aprender os exercícios a apresentar em palco, ao júri e publico, no início da Final.
Esta aula de avaliação tem como objetivo dar a conhecer ao júri os conhecimentos técnicos do candidato fora da sua variação.
4ª – Final
Os candidatos apresentam novamente a variação dentro do/s estilo/s em que foram apurados. No caso de o candidato ter levado mais que uma variação por estilo, apresenta apenas a variação que obteve melhor pontuação.
A média das notas dos jurados na final é que define o 1º,2º e 3º lugar de cada escalão bem como o prémio de ‘Melhor Solista Clássico’ e ‘Melhor Solista Contemporâneo’.