Formato do Concurso Internacional de Bailado para Jovens Solistas

O concurso Internacional de Bailado para Jovens Solistas está dividido em 2 estilos e 4 etapas distintas:

Estilos: Ballet Clássico e Estilo Livre

1º – Seleção por filmagem

Nesta etapa é enviado à organização um vídeo do candidato a executar uma variação dentro do estilo a que propõe concorrer (no caso de concorrer nos dois estilos o candidato deve enviar um vídeo para cada estilo).

2º – Semifinal

Na semifinal os candidatos apresentam a/s sua/s variação/ões em palco ao Júri e respetivo publico.

Para a fase seguinte, o número de vagas corresponde a cerca de 30% do número de candidatos em cada escalão e estilo na semifinal.

Para transitar para a fase seguinte é tida em conta única e exclusivamente a média das notas dos jurados (com base na avaliação técnica e artística do candidato).

3º – Aula de técnica de Ballet Clássico

Anunciados os finalistas de Ballet Clássico, estes terão duas aulas de Ballet Clássico, com o objetivo de aprender os exercícios a apresentar em palco, ao júri e publico, no início da Final.

Esta aula de avaliação tem como objetivo dar a conhecer ao júri os conhecimentos técnicos do candidato fora da sua variação.

4ª – Final

Os candidatos apresentam novamente a variação dentro do/s estilo/s em que foram apurados. No caso de o candidato ter levado mais que uma variação por estilo, apresenta apenas a variação que obteve melhor pontuação.

A média das notas dos jurados na final é que define o 1º,2º e 3º lugar de cada escalão bem como o prémio de ‘Melhor Solista Clássico’ e ‘Melhor Solista Contemporâneo’.